Elaboração de Projectos de Segurança e Planos de Segurança Contra Incêndio
- Elaboração de medidas de Autoproteção
- Elaboração de Projetos de Segurança Contra Incêndio;
- Elaboração de Planos de Segurança Interno;
- Elaboração de Planos de Prevenção;
- Elaboração de Planos de Emergência;
- Elaboração de Planos de Evacuação;
Consultoria em SHT
- Elaboração de pareceres técnicos;
- Diagnóstico de condições SHT;
- Concepção de programas de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação da empresa;
- Aconselhamento na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
- Acompanhamento de inspeções e auditorias;
- Implementação e manutenção do sistema de gestão da segurança no Trabalho segundo moldes definidos na NP 4397:2000 e OHSAS 18001:2007 e legislação em vigor
- Apoio à elaboração do manual do sistema SHT
- Auditorias SHT
Implementação do Serviço Externo SHT no cliente
- Planeamento da prevenção, integrando a todos os níveis e, para o conjunto das atividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respetivas medidas de prevenção;
- Avaliação dos riscos profissionais, elaborando os respetivos relatórios;
- Plano de prevenção de riscos profissionais, bem como planos detalhados de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;
- Participação/elaboração de planos de emergência internos, incluindo os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros;
- Supervisionamento do aprovisionamento, validade e conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
- Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde;
- Coordenação das medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente;
- Vigilância das condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis;
- Apoio às atividades de informação e consulta dos representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho ou, na sua falta, dos próprios trabalhadores;
- Acompanhamento da execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
- Organização dos elementos necessários às notificações obrigatórias;
- Elaboração das participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional;
- Coordenação ou acompanhamento de auditorias e inspeções internas;
- Análise das causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios;
- Recolha e organização de elementos estatísticos relativos à segurança e à saúde no trabalho;
- Gestão de dossiers de informação, contendo, entre outra:
- Resultados das avaliações de riscos profissionais;
- Lista de acidentes de trabalho que tenham ocasionado ausência por incapacidade para o trabalho, bem como acidentes ou incidentes que assumam particular gravidade na perspetiva da segurança no trabalho;
- Relatórios sobre acidentes de trabalho que originem ausência por incapacidade para o trabalho ou que revelem indícios de particular gravidade na perspetiva da segurança no trabalho;
- Lista das situações de baixa por doença e do número de dias de ausência ao trabalho, a ser remetida pelo serviço de pessoal e, no caso de doenças profissionais, a relação das doenças participadas;
- Lista das medidas, propostas ou recomendações formuladas pelo serviço de segurança e de saúde no trabalho.
- Elaboração de manuais de procedimentos.
Peritagem de Acidentes de Trabalho
- Recolha de dados no local do acidente;
- Inquérito de acidente;
- Elaboração de relatório de acidente mencionando os requisitos legais.