Elaboração de Projectos de Segurança e Planos de Segurança Contra Incêndio

  • Elaboração de medidas de Autoproteção
  • Elaboração de Projetos de Segurança Contra Incêndio;
  • Elaboração de Planos de Segurança Interno;
  • Elaboração de Planos de Prevenção;
  • Elaboração de Planos de Emergência;
  • Elaboração de Planos de Evacuação;

Consultoria em SHT

  • Elaboração de pareceres técnicos;
  • Diagnóstico de condições SHT;
  • Concepção de programas de informação para a promoção da segurança e saúde no trabalho, promovendo a integração das medidas de prevenção nos sistemas de informação e comunicação da empresa;
  • Aconselhamento na conceção de locais, métodos e organização do trabalho, bem como na escolha e na manutenção de equipamentos de trabalho;
  • Acompanhamento de inspeções e auditorias;
  • Implementação e manutenção do sistema de gestão da segurança no Trabalho segundo moldes definidos na NP 4397:2000 e OHSAS 18001:2007 e legislação em vigor
  • Apoio à elaboração do manual do sistema SHT
  • Auditorias SHT

Implementação do Serviço Externo SHT no cliente

  • Planeamento da prevenção, integrando a todos os níveis e, para o conjunto das atividades da empresa, a avaliação dos riscos e as respetivas medidas de prevenção;
  • Avaliação dos riscos profissionais, elaborando os respetivos relatórios;
  • Plano de prevenção de riscos profissionais, bem como planos detalhados de prevenção e proteção exigidos por legislação específica;
  • Participação/elaboração de planos de emergência internos, incluindo os planos específicos de combate a incêndios, evacuação de instalações e primeiros socorros;
  • Supervisionamento do aprovisionamento, validade e conservação dos equipamentos de proteção individual, bem como a instalação e a manutenção da sinalização de segurança;
  • Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde;
  • Coordenação das medidas a adotar em caso de perigo grave e iminente;
  • Vigilância das condições de trabalho de trabalhadores em situações mais vulneráveis;
  • Apoio às atividades de informação e consulta dos representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho ou, na sua falta, dos próprios trabalhadores;
  • Acompanhamento da execução das medidas de prevenção, promovendo a sua eficiência e operacionalidade;
  • Organização dos elementos necessários às notificações obrigatórias;
  • Elaboração das participações obrigatórias em caso de acidente de trabalho ou doença profissional;
  • Coordenação ou acompanhamento de auditorias e inspeções internas;
  • Análise das causas de acidentes de trabalho ou da ocorrência de doenças profissionais, elaborando os respetivos relatórios;
  • Recolha e organização de elementos estatísticos relativos à segurança e à saúde no trabalho;
  • Gestão de dossiers de informação, contendo, entre outra:
    • Resultados das avaliações de riscos profissionais;
    • Lista de acidentes de trabalho que tenham ocasionado ausência por incapacidade para o trabalho, bem como acidentes ou incidentes que assumam particular gravidade na perspetiva da segurança no trabalho;
    • Relatórios sobre acidentes de trabalho que originem ausência por incapacidade para o trabalho ou que revelem indícios de particular gravidade na perspetiva da segurança no trabalho;
    • Lista das situações de baixa por doença e do número de dias de ausência ao trabalho, a ser remetida pelo serviço de pessoal e, no caso de doenças profissionais, a relação das doenças participadas;
    • Lista das medidas, propostas ou recomendações formuladas pelo serviço de segurança e de saúde no trabalho.
  • Elaboração de manuais de procedimentos.

Peritagem de Acidentes de Trabalho

  • Recolha de dados no local do acidente;
  • Inquérito de acidente;
  • Elaboração de relatório de acidente mencionando os requisitos legais.